SEJA BEM-VINDO!


Mãos cruzadas, mente fechada, não há mais lugar para vocês. Sou cidadã consciente, não posso deixar que tomem conta do meu ser, pois não quero mais ficar alheia às decisões que interferem na minha vida. Acabo de estender minhas mãos para os meus direitos, e vou acolhê-los e protegê-los com toda minha força.


Edna ( bióloga )

7 de agosto de 2007

ASSUNTO FOLCLORE - ARTES

LENDAS


A Bruxa A Bruxa dos medos infantis só aparece nas ameaças noturnas quando a criança teima em não dormir. É um mito comum em todo Brasil, e ora se confunde com a Cuca, ou outras figuras da noite, usadas desde os tempos antigos para controlar crianças inquietas.

O Zumbi Interessante mito do nosso Folclore, que algumas vezes se confunde com o Saci, ou mesmo com o Heroi que liderou a rebelião dos Palmares Alagoanos. É um mito que explica inclusive de onde surgiu algumas expressões importantes do nosso vocabulário.

A Cuca Embora a maioria a identifique como uma velha enrugada, de cabelos brancos e assanhados, muito magra, sempre ávida por crianças que não querem dormir cedo e fazem barulho, há muito mais por trás desse curioso mito de nossa cadeia folclórica.

A Lenda do Curupira ou Caipora Personagem protetor das florestas e dos animais e tem os pés ao contrário. Dizem ser originária do Sudeste, mas, na verdade por ser um mito comum em todo o mundo, é comum também em todo Brasil, com pequenas variações entre regiões.

O Boi-Tatá Animal extraordinário que vive nos rios e tem os olhos de fogo. Este mito, apesar de muito comum entre os índios, ocorre em todo país e na América do Sul e Central.

A Matinta-Perêra Misteriosa criatura, ora pássaro ora gente, que vive nas matas. Embora, muito comum nos estados da Região Norte, é conhecido no País inteiro, já que é uma variação da Lenda do Saci Pererê e do Caipora.

O Lobisomem Criatura, metade homem e metade lobo. De acordo com a lenda se alimentava de crianças. Lenda Européia, mas hoje comum em todo mundo.

A Mula-sem-Cabeça Uma estranha aparição que corre pelas ruas dos pequenos povoados assustando todo mundo. Dependendo da região, ela pode ou não ter cabeça.

A Mulher da Meia Noite Aparição na forma de uma mulher jovem e bonita, que encanta a todos e desaparece na porta dos cemitérios. Eis um mito que ocorre nas américas e na Europa, com relatos desde a Idade Média. O personagem, pode variar de um País para outro.Região Centro Oeste
Romãozinho - (Atenção: Conteúdo Forte para crianças) Eis a lenda de um menino que era a maldade em pessoa. Era tão ruim que cometeu falso testemunho contra a própria mãe, então foi amaldiçoado...Região Nordeste

A Cabeça Satânica Dizem que este ser seria a própria encarnação do mal. Aparece em lugares malditos e seu nome jamais deve ser pronunciado.

A Besta Fera Terrível criatura que assusta as cidades do interior do País. Conforme a crença é o próprio demônio.

A Cidade Encantada de Jericoacoara Lenda de uma misteriosa cidade subterrânea, no litoral do Ceará, com torres de ouro e uma princesa encantada.

O Papa FigoPersonagem muito popular, que sofre de uma terrível doença, cuja cura é o fígado de crianças. Por isso dá presentes às crianças para atraí-las. Lembra mito Europeu do Velho do Saco. Essa versão do Papa Figo, foi primeiro relatada no Nordeste, na cidade de Recife, Pernambuco.

O Barba Ruiva Mito que nasceu no Piauí, às margens da Lagoa Paranaguá. É a história de um estranho homem de Barba Ruiva ou Branca, que corre atrás das mulheres...

A Cabra-Cabriola Terrível criatura que pega meninos malcriados e desobedientes. Ela entra nas casas ao farejar que lá dentro, tem menino que não obedece aos pais ou mija na cama.Região Norte

A Mãe-Dágua - A Iara Lenda da sereia que com seu canto mágico, atrai as pessoas para o fundo dos rios.

A Lenda Cobra Grande - Boiúna ou Cobra Norato Incrível história de uma índia que deu à luz a dois filhos que eram Cobras...

A Lenda da Vitória Régia Mito indígena que conta como surgiu a planta, que só existe no Amazonas, chamada Vitória Régia.Região Sudeste

A Lenda do Saci-Pererê História ilustrada com a lenda desse personagem símbolo do nosso folclore. Junto com o Caipora, é sem dúvida o mais famoso personagem do folclore brasileiro.

A Missa dos Mortos Lenda de uma misteriosa missa que de tempos em tempos é realizada para aliviar as almas penadas. Região Sul

O Negrinho do Pastoreio O mais popular Mito do Sul do País. É a história de um pequeno escravo, que se tornou mártir.

Nenhum comentário: